Estúdio Reator
novas apresentações
OUTUBRO de 2015
dias 29 - 30 - 31
20:30h
no REATOR
Travessa 14 de Abril 1053
entre AV. Gov. José Malcher e AV. Gov. Magalhães Barata
NOVEMBRO de 2015
dia 29
20h
1ª MARCA
Mostra Artes Cênicas do Cerrado Amazônico
no Teatro Funarte Plínio Marcos
Brasília - DF
À Sombra dos Homens Ausentes
A performance "À Sombra dos Homens Ausentes" estreiou quinta-feira dia 20 de agosto, às 20:30 no Estúdio Reator. Com Nando Lima e Dudu Lobato em cena e a atriz Pauli Banhos, que recebeu o público na sala de entrada do Reator com sua performance "SELFIE-SERVICE". É mais uma produção do Estúdio REATOR.
O processo de À Sombra dos Homens Ausentes, começou em outubro de 2014 e agora dez meses depois é posto ao público. Nesse período de maturação muitos foram os caminhos percorridos pelos dois protagonistas, desde a inspiração inicial que nasceu ao lerem os textos de Matei Visniec, "Autor romeno que me acompanha desde 2012 quando tomei conhecimento da suas obras lançadas no Brasil pela É Realizações Editora, e principalmente a carpintaria da dramaturgia de -Teatro Decomposto ou o Homem Lixo- mais que uma peça de teatro, um espelho quebrado, como o próprio autor esclarece no prefácio da obra, me identifiquei com a possibilidade de assemblage ali proposta" comenta Nando Lima.
Dudu Lobato é estreante nesse processo e o que mais o atrai "é a possibilidade de expressar idéias e convicções, para além dos gestos e atitudes do cotidiano; sem necessariamente criar um personagem, da maneira mais "convencional" usada por atores de teatro, já que eu não tenho formação nessa área" esclarece.
O mergulho nesse universo de ideias justapostas começa quando o espectador chega ao Estúdio REATOR, que na antesala é recebido ao som de Jazz e a projeção de um vídeo com a legenda que descreve a performance "Nigthsea Crossing" de Marina Abramovic: um texto sobre -O Observador- que dá dicas sobre o que virá e os questionamentos que se impõem quando estamos diante de uma obra de arte; além é claro da presença da atriz Pauli Banhos. Tudo climatizado por luzes coloridas que preparam as pessoas para o "universo de sonhos e sombras" que virá, após um breve passeio pelo espaço do Estúdio Reator Virtual construído no "jogo" Second Life.
Após toda essa introdução é pedido ao espectador que relaxe: "sente-se, respire fundo, ouça a música, fique tranquilo, para ver e sentir" À Sombra dos Homens Ausentes, que incorpora desde as máscaras originais do Boi de Máscaras da cidade de São Caetano de Odivelas até a sonoridade de Luigi Russolo, futurista de quem foram resgatadas composições feitas em 1913, além da voz incomparavel de Billie Holyday.
A cenografia é construída de dois paineis, elementos gráficos, geométricos, superfícies plásticas simetricamentes expostas e que recebem projeções, para acentuar por meio da visualidade a atitude contemporânea do tema central proposto pela performance: A diluição de fronteiras entre as atitudes da vida real, cotidiana e social, e a alimentação interna do indivíduo, suas gêneses secretas, desejos, impulsos contidos e dissimulados.
A performance segue de maneira que Nando Lima e Dudu Lobato, interagem com câmeras em tempo real, vídeos gráficos repleto de imagens que são construtos sem fabulações, sonoridades em loops, gravações de suas próprias vozes, ecos e reverberações de ideias e conceitos, criando um efeito espelhado e calendoscópico do tempo e situação atual em que vivemos, criando reflexos do mundo contemporâneo, uma panaceia de fluxos, onde já não sabemos onde é o início ou o fim de cada coisa ou questão, emparedados em círculos concêntricos girando em um carrossel do qual só achamos o lugar para entrar, e do qual jamais sairemos.
FICHA TÉCNICA:
Elenco/Performers
Nando Lima - Homem 1
Dudu Lobato - Homem 2
Pauli Banhos - Door
Concepção da performance e funções técnicas de
Direção - Roteiro - Cenografia - Iluminação - Sonoplastia - Vídeos :
Nando Lima em parceria com Dudu Lobato
Produção: Estúdio REATOR
Assistente de Direção : Pauli Banhos
montagem de iluminação: Nelson Dantas
execução de figurino: Telma Lima
Fotos de Divulgação: Alexandre Sequeira